A praga de origem mexicana conhecida como Cochonilha do Carmim presente na região Nordeste a cerca de 10 anos chegou a Soledade. Segundo o Secretario de Agricultura e Vice Prefeito do Município José Bento Leite do Nascimento as primeiras manifestações da praga no município já era esperada e foram detectadas na localidade de Manoel de Souza, localidade que faz divisa com o município vizinho de Boa Vista que já sofre com a incidência a alguns meses.
A cochonilha tem origem mexicana onde é utilizada para a produção de um corante (tinta)e foi trazida para o Nordeste por um pesquisador que perdeu o controle. Na palma ela causa uma espécie de mofo que faz com que a palma apodreça ficando imprópria para o consumo animal.
A cochonilha do Carmim é fácil de diferenciar das outras cochonilhas devido ao corante que a praga libera ao ser esmagada como uma espécie de sangue. Ao ser detectada a praga deve ser combatida, deve ser queimada imediatamente para que a praga não possa se alastrar para o restante dos palmais.
Já está sendo introduzida no município uma espécie de palma resistente a Cochonilha do Carmim, como a conhecida popularmente por "Orelha de elefante" e "Dedo de Moça".
Pensando nas estratégias de combate a essa praga o município de soledade através da secretaria de agricultura realiza na próxima segunda feira dia 17 de Janeiro durante toda manhã um encontro que será realizado no Clube recreativo da cidade, com a participação dos Fóruns dos Territórios do Cariri e Curimatau Ocidental, Emepa, Emater, Defesa Agropecuária do estado para traçar metas para o combate a Cochonilha do Carmim.
No comments:
Post a Comment