publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Mar 27, 2015

Prefeitura de Gurjão faz limpeza de Açude Público


Enquanto as chuvas não chegam a Prefeitura de Gurjão se prepara aumentando a capacidade de seu maior manancial, o Açude Municipal, através de limpeza e retirada de material do seu interior. 

O Açude Municipal de Gurjão passa pela estiagem prolongada sofrendo com total ausência de água, impossibilitando o seu uso para abastecimento da cidade. Com isso, o fornecimento de água para a população é feito através da Adutora do Congo, sistema que apresenta diversos problemas e a falta de água é constante no município. Para complementar o sistema, a Prefeitura tem feito parceria com a Cagepa no sentido de instalação de poços artesianos dentro do Açude para abastecimento da cidade. 

Além da instalação dos poços, a Prefeitura trabalha no Açude Municipal fazendo a sua limpeza com a retirada do barro, o que aumenta consideravelmente a sua capacidade hídrica. Neste período de escassez de chuvas as máquinas podem trabalhar sem muitas dificuldades dentro do manancial o preparando para receber as águas do próximo inverno. 

Para a limpeza do açude estão sendo usadas máquinas do PAC e outros equipamentos que já eram propriedade do município antes do kit do PAC vindo do Governo Federal através do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Gurjão, Orlando Júnior, essas máquinas têm trabalhado muito em todo o município e no Açude Municipal tem feito o serviço de limpeza que é o maior benefício do local “o maior benefício que está ficando lá é o acúmulo de água que vamos ter com certeza, não sei se agora ou breve, mas vamos ter com certeza. É importante uma parceria porque nós vamos aumentar a capacidade com a retirada desse material”, comentou o secretário. 

Uma boa parte do material retirado do açude está sendo usado para recuperação das estradas vicinais que cortam o município.

No comments:

Post a Comment

TokinhoWeb
▲ Subir