publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Mar 22, 2015

Vereadores de Gurjão apresentam diversos requerimentos em sessão da última sexta (20)

 

Na última sexta-feira (20) a Câmara de Vereadores de Gurjão realizou mais uma sessão ordinária sob a presidência do Vereador Edivaldo Morais (Vau). durante a sessão vários requerimentos foram apresentados e discutidos pelos vereadores presentes que compareceram com exceção do Líder do Governo, Robson Cordeiro que apresentou justificativa por problemas de saúde e do vereador Cláudio Marcelo, em viagem no momento.


Após a abertura oficial dos trabalhos com a apreciação e aprovação da ata da sessão anterior e todo o rito regimental, foram lidos três requerimentos de autoria do vereador Diogo Coutinho Ramos. Em um deles, foi pedido um redutor de velocidade na Rua Aldair Borges Coutinho por apresentar constante movimentação de motocicletas em alta velocidade causando perigo para quem trafega no local. O segundo requerimento é um pedido para instalação de esgotamento sanitário em toda a cidade e, no terceiro, Diogo pede reforma na Praça Dona Mãezinha Souto com instalação de placa identificativa e aparelho de TV além da construção de quiosques.


Os requerimentos tiveram apoio do vereador Edvan dos Santos, Líder da Oposição, que aproveitou para pedir ao Prefeito respostas aos requerimentos apresentados naquela casa. Edvan também falou que o esgotamento é uma obrigação dos municípios que receberão as águas da Transposição do Rio São Francisco e também, sobre a Praça, comentou que, ao seu ver, existem setores esquecidos pela administração como a praça citada, a Rodoviária e os banheiros da Advenida da Alegria. Finalizando  sua fala, Edvan elogiou o colega por identificar os problemas do município.

A Vereadora Nicelma Martins também se pronunciou em apoio ao colega, lembrando que já havia levado requerimentos com as mesmas temáticas.

Maria Ivonete usou a tribuna para externar seu voto pela aprovação dos requerimentos e lembrar que algumas dessas solicitações já foram feitas por ela. Ela também pediu resposta dos requerimentos pelo Executivo, afirmando que os vereadores são taxados de não fazerem nada apenas por não serem atendidos.


O Presidente Vau também comentou falando da importância dos requerimentos e que já conversou com o Prefeito Ronaldo Queiroz e este garantiu que daria resposta a todos os requerimentos e ainda que os serviços de esgotamento sanitário seriam iniciados em breve. Sobre a Praça Dona Mãezinha, Vau comentou que o pedido é muito importante porque o local é cartão postal da cidade.

Após discussão e postos em votação, todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Foram apresentados em seguida mais três requerimentos de autoria de Edivan dos Santos nos quais pede às secretarias de Educação e Infraestrutura do Estado para construção de Quadras Poliesportivas nas Escolas Estaduais Juarez Maracajá e Raulino Maracajá. Em seu terceiro requerimento o vereador pede à CDRM e à Prefeitura, a instalação de mais um poço artesiano  no Açude Público Agácio Borges.

Na defesa dos requerimentos, o vereador explicou que essas escolas tem um grande número de alunos que precisam ter lugar apropriado para a prática esportiva. Sobre o poço no Açude, ele explicou que, em conversa com  o presidente da Cagepa, Marcos Vinícios, foi informado que dos dois poços instalados no Açude, um não possui propriedades na água que a tornem própria para o consumo humano e outro poço substituiria a falta deste.

Selminha parabenizou o colega por se tratarem de assuntos de grande necessidade na cidade, principalmente quanto ao poço.

Neta também se referiu a necessidade de ações para alcançar uma solução quanto aos problemas de abastecimento de água e qualquer ideia é bem-vinda. Ela concluiu mostrando não entender porque a Escola Juarez Maracajá ainda não tinha conseguido sua quadra poliesportiva.

Os vereadores Diogo e Elizete também parabenizaram Edvan e mostraram apoio.
O presidente Edivaldo parabenizou os pedidos e diz ser justo a reivindicação junto ao Governo do Estado, tendo em vista que o vereador é aliado do governador no município. Vau ainda comentou que em meio a estiagem prolongada que vivemos a perfuração de poços é a alternativa mais viável.

Os três requerimentos apresentados obtiveram aprovação por unanimidade dos vereadores presentes.

mais dois requerimentos foram apresentados na mesma sessão, estes de autoria do vereador Edivaldo Morais, nos quais pede limpeza de grupos escolares das comunidades Riacho do Rei, Estreito e Cipriano. Em sua defesa, Vau explicou que esse é um pedido de muitos moradores dessas localidades que o procuraram fazendo a reclamação.

O segundo requerimento de Vau pediu a instalação de um dessalinizador pra o poço no Açude Municipal Agácio Borges para solucionar o problema da falta de qualidade na água, a tornando própria para o consumo humano. Ele falou que o que o motivou a fazer esse requerimento foi os constantes gastos que a população está tendo na aquisição de água potável.

Os requerimentos receberam discussão por parte dos vereadores Edvan que falou ser interessante a ideia do dessalinizador, tendo apenas que verificar a vazão dos poços para permitir a utilização do aparelho, Diogo que parabenizou por serem importantes os pedidos, Neta que explicou já ter informação sobre o uso do dessalinizador e que é possível sua utilização e Selminha que comentou as obras nas escolas, afirmando que os serviços já foram iniciados.

Os requerimentos de autoria de Edivaldo foram todos aprovados por unanimidade.

Foram apresentados ainda dois requerimentos pedindo votos de pesar, um deles, de autoria da vereadora Maria Elizete de Farias Almeida pelo falecimento da Senhora Francisca Batista Borges e outro de autoria do vereador Edvan dos Santos pelo falecimentos do Senhor José Gonçalves (José Gato). Os vereadores fizeram um minuto de silêncio e anunciaram envio de comunicado às famílias.

A sessão continuou com seu tema livre, para o qual usou a tribuna o Líder da Oposição Edvan dos Santos. Ele comentou matéria que viu de autoria da CMN em parceria com Tribunal de Contas em que mostra municípios que tinham descumprido a Lei de Responsabilidade Fiscal e que mostrava Gurjão entre os municípios em "Extrema Emergência" na matéria. Ele comentou aumento do salário dos professores dizendo que em dois anos foi dado um dos menores reajustes dos municípios, o que fez o TC notificar o município pelo baixo reajuste nos anos anteriores e por isso a reajuste foi maior este ano. Denunciou o Executivo por distribuir empregos em troca de favores políticos, dando como exemplo "gratificar aliados políticos para estudar em universidade particular em João Pessoa", disse.

A vereadora Nicelma Martins também usou a tribuna no Tema Livre. ela se reportou à limpeza das ruas dizendo que recebeu diversas denúncias da população por haver ruas sem limpeza por dois a três dias. falou também que há muitas ruas para poucos garis e pediu informação se é porque falta pessoal ou falta organização na distribuição das tarefas e horários.

No comments:

Post a Comment

TokinhoWeb
▲ Subir